O Pasquim – primeiro veículo da imprensa alternativa no Brasil

Deixe um comentário

dezembro 5, 2012 por luizvcf

A primeira edição circulou em 26 de Junho de 1969. Além do grupo fixo de jornalistas, o Pasquim  contava com a colaboração de nomes como Henfil, Paulo Francis, Ivan Lessa, Carlos Leonam e Sérgio Augusto, e também dos colaboradores eventuais Ruy Castro e Fausto Wolff.

O Pasquim foi talvez o primeiro veículo de imprensa alternativa de sucesso no Brasil. Foi gestado no fim de 1968, por Jaguar e os jornalistas Tarso de Castro e Sérgio Cabral para substituir o  humorístico A carapuça. Juntaram-se ainda à equipe Ziraldo, Millôr Fernandes, Prósperi, Cláudius e Fortuna.

Capa do jornal o Pasquim

Capa do jornal “O Pasquim” mostra Lula em sua capa retratando o baixo salário da epoca em que o jornal foi publicado

No fim da década de 1960, motivada por entrevista polêmica com Leila Diniz,  foi instaurada a censura prévia aos meios de comunicação no país. Em novembro de 1970 a  redação inteira do O Pasquim foi presa em resposta a uma sátira do quadro de Dom Pedro às margens do Ipiranga, (de autoria de Pedro Américo). Os agentes, a mando da ditadura militar, queriam saber do ouro de Moscou. Onde estava o ouro de Moscou que sustentava o Jornal?

Abro aqui um parêntese e tento traçar um paralelo histórico. Recentemente, inconformados com a liberdade de expressão. Colunistas dos Jornalões e dos seus braços eletrônicos iniciaram um novo questionamento, ou melhor, nem questionaram, afirmaram que os Blogueiros Progressistas, ou chapas-brancas, como gostam de chamar, são financiados por verbas publicitárias governamentais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: